sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Uma capela em nosa casa

Nunca tivemos um lugar em casa que pudéssemos chamar de "sagrado". Nas casas onde moramos sempre havia o local do sagrado, um oratório, um crucifixo, mas ficava sempre em lugares públicos, sem uma identidade própria e não oferecia intimidade para oração.



Nesta nova casa nós conseguimos criar esse espaço. Originalmente era um depósito entulhado de coisas, e nós o transformamos em uma capela. Ali colocamos nossos objetos sagrados: um crucifixo, uma âmbula, um sininho, imagens de santos, nosso ícone de Cristo, e até uma pedra d'ara e uma lanterna de sacrário, garimpadas em uma demolição realizada por pessoas sem conhecimento religioso e litúrgico.


Inicialmente, criamos um espaço de oração com o que tínhamos. Depois de um tempo, numas férias que tirei no trabalho, idealizei um oratório feito no estilo barroco brasileiro, em madeira dourada e policromada.


Desde o projeto até a execução, foram momentos de oração sob a inspiração do Espírito Santo. Hoje, ele é o nosso "claustro", onde nos colocamos na presença de Deus e onde Ele fala conosco, no silêncio, em meio aos cantos dos pássaros e à beleza das flores. Fica no fundo de nossa casa, junto a um belo jardim... Lá é o nosso "espaço sagrado".



2 comentários:

  1. Querido Flávio,
    Cada vez mais te admiro. Sou sua fã.
    Parabéns e obrigada por me receber em sua casa virtual. Será mais um local de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  2. Como é lindo ver nossa capela assim no seu blog. Que privilégio compartilhar com você esse lugar tão especial em nossa casa!
    Te amo, lindo!

    ResponderExcluir